sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Aromaterapia para Cães


 
O que Aromaterapia é capaz de curar?


Como dito antes, a Aromaterapia é uma terapia complementar a qualquer tipo de tratamento de saúde, natural ou alopático. Sua função é promover estímulos mentais através de aromas capazes de ajudar no reestabelecimento da saúde física e psíquica. Ela é bastante eficaz no tratamento dos seguintes casos:

· problemas relacionados ao stress e ansiedade
· dores musculares e reumáticas
· problemas digestivos e distúrbios alimentares
· problemas de pele de uma maneira geral

Aromaterapia é a arte que se utiliza de óleos aromáticos extraídos de plantas e flores para promover benefícios em nossa saúde física e psíquica.

Os perfumes e essências de uma maneira geral sempre serviram como referencial de beleza ou até mesmo de nobreza. No início, no entanto, a sua utilização como instrumento de cura se resumia aos tratamentos das vias respiratórias - através do uso de plantas aromáticas, como o pinho e o eucalipto.

Hoje existe várias essências e cada óleo possui características medicinais da planta em que foi extraído - alguns servem como relaxantes, enquanto outros são estimulantes. As diferentes essências afetam distintas áreas do cérebro e promovem uma corrente de estímulos nervosos para determinadas áreas de nosso corpo cão, estimulando-as ou relaxando-as de acordo com a característica básica da essência usada. Alguns óleos são usados externamente na intenção de atuarem diretamente sobre a pele e a musculatura, como é o caso do Alecrim que é excelente nas dores musculares e reumáticas.

Existem diversas maneiras de utilização dos óleos essenciais. O primeiro passo é identificar quais são as essências mais adequadas ao problema de saúde em questão. Pode se utilizar uma ou até mesmo três essências diferentes durante o tratamento, mas não pode ser utilizado mais do que três de uma única vez.

CUIDADOS

Não deve ser usado de forma pura. Para não irritar a pele, devem ser sempre misturados a uma base oleosa, como o óleo de amêndoas, de Semente de Uva, de Abacate ou de Germem de Trigo.
Os óleos essenciais (já diluídos ou não) deverão ser conservados em um recipiente de vidro escuro (verde, marrom ou azul) e guardados em um lugar fresco. Poderão ser utilizados no lugar do óleo de massagem comum, sendo gentilmente distribuídos e esfregados sobre a pele.

Os óleos essenciais são extremamente concentrados, com isso precisam ser diluídos antes de serem aplicados diretamente sobre a pele ou pêlo, caso contrário poderão causar irritação ou até mesmo queimaduras. No caso de cães que possuem histórico de alergias de pele, é recomendável que seja feito um teste de contato antes da aplicação do produto.


Os óleos essenciais também deverão ser usados com muita cautela por cadelas grávidas e em filhote.
Devem evitar estes tipos de óleo: camomila, jasmim, cedro, basílico, manjerona, rosmarim e menta.
Em caso de dúvida, deve consultar seu médico ou informar-se com um aromaterapeuta.

Ao utilzar um óleo essencial pela primeira vez, deve ser feito teste para se certificar de que não provocará reação alérgica: misture uma gota dele a uma colher (café) de óleo de amêndoas e esfregue na barriga do cão. Se a pele avermelhar em 24 horas, ele é sensível ao produto. Não pode ser usado quando o cão fica em local aberto a longo período, ou seja, o cão não deve ficar exposto ao Sol durante longos períodos.
Os óleos essenciais também não deverão ser ingeridos.


HORA DA MASSAGEM
Para massagens e banho, os óleos devem ser misturados com outros, de base; puros, eles são muito fortes para a pele. O de amêndoas é considerado o mais suave e tem menor possibilidade de irritação. Numa massagem relaxante, para eliminar o estresse e a dor de cabeça de origem nervosa, use algumas gotas da receita a seguir, em massagem circular atrás das orelhas. Ingredientes: 3 colheres(sopa) de óleo de amêndoas, 1/2 colher (café) de óleo de germe de trigo, 10 gotas de óleo essencial de lavanda, 5 gotas de óleo essencial de camomila. Preparo: Ponha os componentes num vidrinho, tampe-os, agite-o e use a mistura. A porção é suficiente para uma massagem total de corpo. Guarde-a ao abrigo da luz e do calor.

BANHOS AROMÁTICOS
Prepare sua espuma de banho adicionando-lhe o óleo essencial preferido. Para melhor resultado, use como ingrediente de base um sabào líquido ou xampu transparente. Banho Estimulante... Ingredientes: 120 g de sabão líquido sem perfume 25 g de glicerina 35 gotas de óleo essencial de pamplemousse 15 gotas de óleo essencial de gengibre Preparo: Misture a glicerina e o sabão líquido. Em seguida, junte os óleos essenciais. Guarde em frasco plástico. Banho Relaxante: Depois de um dia de trabalho, nada melhor que um banho à base de lavanda. Elimina o cansaço e a dor de cabeça provocada por tensão. Ingredientes: 1 frasco de xampu transparente, sem perfume 3 colheres (sopa) de flores de lavanda secas, 5 gotas de óleo essencial de lavanda. Preparo: Coloque os componentes num vidro, tampe-o e agite-o. Deixe-o repousar por duas semanas em local quente, agitando-o de vez em quando. Coe o líquido e guarde-o em frasco plástico.


FRAGRÂNCIA NO AR
Além do uso terapêutico e cosmético, os óleos essenciais podem reanimar pots--pourris cansados ou, simplesmente, perfumar o ambientes. Junte algumas gotas de óleo escolhido na cera derretida de uma vela acesa. Ou use um aquecedor de essências, normalmente de cerâmica, onde algumas gotas de óleo misturadas a uma colher (sopa) de água permanecem num recipiente sobre a chama de uma vela. Existem também círculos próprios para serem colocados sobre lâmpadas, onde água e óleo permanecem aquecidos. Você pode manter um ambiente agradavelmente perfumado e, ao mesmo tempo, se beneficiar dos efeitos do aroma. Experimente: espalhe gostas perfumadas,  e a sua vida e a de seu cão envolvidas em suaves aromas, será muito mais prazerosa.

Existem também no mercado diversos vaporizadores modernos utilizados nos serviços profissionais de Aromaterapia. Esses aparelhos permitem que o óleo essencial seja espalhado no ambiente através de um pequeno compressor, sem a necessidade de utilizar nenhum outro veículo de distribuição. Assim, pequenas partículas de óleo se misturam homogeneamente no ar ambiente. Mas, para aqueles que não estão dispostos a pagar por toda essa tecnologia, uma maneira bem eficaz de se beneficiar dos óleos aromáticos é colocando algumas gotas da sua essência preferida num pote com água fervida. Inspire suavemente o vapor aromatizado ou deixe o pote descansar livremente no local em que você está.

Outra boa opção é dissolver 5 gotas de óleo essencial em 250 ml de água concentrada em um atomizador - esses sprays utilizados para molhar plantas - e borrifar os cômodos da casa ou escritório sempre que você tiver necesside de renovar o ar do ambiente.


 10 óleos essenciais


Camomila:
Efeito: Calmante. Promove o bem estar quando precisamos ser tocados. Ajuda expressar nossas necessidades emocionais e sensibilidade.

Uso: Tratamento da indigestão, problemas de pele. Tratamento dos males dos rins e fígado. Estímula o equilíbrio do sistema imunológico.

Eucalipito:
Efeito: Anti-séptico, anti-virótico e estimulante. Purifica as energias negativas que impregnam nossa aura. Ajuda aliviar a tristeza e a dor da perda.
Uso: Excelente no tratamento das doenças respiratórias, tais como bronquite, asma, resfriados. Estímula a circulação, sendo por isso recomendado nas dores musculares e da artrite.


Gerânio:
Efeito: Fresco e harmonioso. Equilibra o corpo, a mente e as emoções. Possui características anti-sépitica e anti-fúngica.
Uso: Utilizado nos cortes, no tratamento das infecções causadas por fungos, no tratamento da eczema e das queimaduras. No tratamento da ansiedade e depressão.

Lavanda
Efeito: É um dos mais versáteis óleos aromáticos. Traz clareza, paz e equilíbrio emocional. Estímula a percepção. Ajuda na meditação.
Uso: Nos tratamentos das dores de cabeça, picadas de inseto, queimaduras, insônia, depressão, ansiedade, stress, dores do parto, dores reumáticas, etc. Fortalece o sistema imunológico. Tratamento das infestações de piolhos e pulgas. Limpeza de cristais e gemas, deixando-as de molho em um recipiente com água e algumas gotas do óleo. Poderá ser aplicado diretamente sobre a pele. É recomendável consultar um profissional antes de inciar qualquer tipo de tratamento.

Gengibre:
Efeito: Fortificante e energizante. Estímulante físico. É afrodisíaco e estimula a memória. Aumenta a auto-confiança e a coragem.
Uso: Reduz a depressão e o cansaço causado pelos resfriados. Ajuda  nos problemas digestivos. Usado na massagem reduz as dores musculares.


Rosa:
Efeito: Romântico e encantador. Desperta, inspira e clareia as emoções. Favorece o canal sensório para a beleza que nos rodeia. Levemente afrodisíaco.
Uso: Ajuda na regeneração das células da pele. Bom para os problemas que envolvam a circulação sanguínea, como problemas com a pelagem. Nas dores de garganta e sinusite.

Alecrim:
Efeito: Estimulante. Traz clareza mental, ajudando a concentração e a criatividade. Recomendável para os que trabalham direto com agility. Ajuda a aliviar a letargia física, mental e emocional. Fortalece o coração e os nervos. Estímula o crescimento dos pêlos. Também ajuda no tratamento das vias respiratórias, seu poder descongestionante é menos agressivo que do óleo de Eucalipito.
Uso: Usado na massagem serve como excelente remédio para as dores musculares, e nos casos de artrite e reumatismo. Este óleo deverá ser evitado durante a gravidez da cadela  (consulte um aromaterapista).

Sândalo:
Efeito: Macio e sensual. Estímula a concentração. Reduz o medo e a depressão. Promove força interior. Ajuda no tratamento de pele ressecada.
Uso:  Ajuda na digestão. Alivia as infecções urinárias.


Jasmim:
Efeito: Sensual, romântico e afrodisíiaco. Estímula o fluxo energético entre os chackras, do raíz ao coronário.
Uso: Eficaz nos tratamentos de depressão. Diluído, serve com hidratante para a pele e pêlos. Fortalece as contrações durante o trabalho de parto.


Neroli ( Flor de Laranjeira):
Efeito: Traz inspiração e alegria de viver. Ajuda nos processos de transformação das energias negativas.
Uso: Eficaz no tratamento da insônia. Reduz o medo, a ânsiedade e o stress. Favorece a circulação sanguínea. Ótimo como óleo de massagem e no tratamento das dores nas costas. Recomendado nos tratamentos dos problemas de pele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário