domingo, 5 de dezembro de 2010

Hipotiroidismo em cães e Florais


O hipotireoidismo é uma doença endócrina , da glândula tireóide, comum em cães e rara em gatos. A tireóide, é uma glândula bilateral, presente em todos os vertebrados e, tem como principal função a regulação do metabolismo.

Esta doença, pode acometer fêmeas e machos, entre 4 e 10 anos.
O hipotireoidismo é considerado uma doença multissistêmica, isto é, afeta todos os sistemas do corpo do animal: cardiovascular, nervoso, etc. É uma diminuição da produção dos hormônios da tireóide.

Causas
Mais de 95% dos casos, ocorre devido à destruição da glândula tireóide. 50% em que há destruição da tireóide, estão relacionados às doenças auto-imunes. Os outros 50% são causados por atrofia do tecido da glândula tireóide e, conseqüente infiltração de tecido gorduroso na glândula.

 Sintomas
Obesidade, queda de pêlos, ganho de peso excessivo e rápido, aumento do apetite, problemas de pele, letargia, aumento da taxa de colesterol, intolerância ao frio, etc.
Raças de cães mais acometidas pelo hipotireoidismo
Labrador, golden retriever, poodle, cocker, dobberman, pitt bull, setter, schauzer. Os cães pastores alemães e mestiços, parecem ser menos acometidos.

Diagnóstico
É feito através de exames de sangue, pedidos pelo veterinário.

Tratamento
Feito, através de medicamento tomado diariamente, prescrito pelo veterinário. Só o veterinário poderá tratar o hipotireopidismo em animais.

Florais

Existem 38 essências florais que, preenchiam todos os aspectos da natureza humana e animal e todos os estados mentais negativos que acompanhavam as enfermidades.

Os florais de Bach atuam através do tratamento do indivíduo animal e humano e não da doença, harmonizando sua condição emocional para que, através da transformação em estados mais positivos, possa ser estimulado seu próprio potencial de auto-cura.

As essências florais não são nem alopatia nem homeopatia nem fitoterapia. São compostos energéticos das flores, cujos princípios ativos não são químicos mas, eletromagnéticos.
Os Florais são utilizados para ajudar no tratamento do veterinário para hipotireoidismo. Esta relação não é um guia – é uma mera sugestão.

Consulte o terapeuta floral:

Wild rose
Para tratar a apatia, a letargia.Cherry plum
Ajuda a controlar o apetite.

Chestnut bud
Ajuda a tratar doenças crônicas.

Gorse
Trata o desânimo.

Clematis
Ajuda a tratar a sonolência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário