domingo, 8 de maio de 2011

Gripe Canina

NÃO só os humanos são vítimas da gripe nas épocas mais frias do ano. Os cachorros, de qualquer idade, também podem ser infectados. Sendo que os filhotes e idosos, que têm um sistema imunológico mais debilitado, são as maiores vítimas
A TRANSMISSÃO da gripe entre humanos e cães é muito parecida. Os dois grupos são infectados pelo contato direto com secreções respiratórios ou pelo contato com objetos contaminados. Ou seja, assim como as pessoas podem ser contaminadas por alguém da família ou até mesmo dentro do ônibus, cachorros podem contrair a gripe de outros cães da casa ou em parques, por exemplo. É por isso que a médica veterinária e gerente de Produtos da Intervet/Schering-Plough, Andrea Bonates, recomenda o isolamento do cão com gripe. “Eles não devem compartilhar brinquedos e nem alimentos. Além disso, devem ser tomadas medidas para limpar e desinfetar vestuário, equipamentos domésticos e as mãos”, explica a veterinária.
SINTOMAS
OS sintomas gripe nos cães também é muito similar a dos humanos:
- Tosse seca, que costuma piorar com exercícios físicos e agitação;
- Secreção nasal
EM casos mais graves o cão pode apresentar secreção nos olhos, coriza, falta de apetite e febre. Cerca de 80% dos cães acabam morrendo em decorrrência da gripe, final infeliz mais recorrente em filhotes e animais debilitados.
TRATAMENTO
QUANDO o cachorro é contaminado pelo vírus da gripe, o tratamento básico é feito à base de antibióticos, xaropes para alívio da tosse, antiinflamatórios e confinamento do animal. Além disso, o bicho não deve ser exposto ao frio, vento, umidade e os banhos também não são recomendados.
PREVENÇÃO
PARA que seu cão passe ileso pelos meses mais frios, a médica veterinária passa algumas dicas de como proteger seu bicho. Confira:
- Evite choques de temperatura;
- Evite tosas muito baixas nesse período;
- Coloque roupa nos cães nos dias mais frios;
- Providencie um local protegido do vento para o animal dormir;
- Evite passear com o cão nos horários mais frios;
- Vacine o cão anualmente contra a Tosse dos canis. Sendo que as vacinas intranasais não só protegem contra a infecção como reduzem a eliminação dos agentes infecciosos no ambiente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário